A importância do colostro!
Amamentação

09 Julho 2019

A importância do colostro!

A importância do colostro!
Sabia que o colostro, o primeiro leite que a mamã produz quando inicia a amamentação é denominado por “ Ouro  Líquido “ ?

É o alimento  ideal e mais completo para um recém nascido pois é altamente concentrado, rico em nutrientes e repleto de proteínas. O seu baixo teor de gordura permite uma fácil digestão e tem um papel fundamental no desenvolvimento do sistema imunitário do bebé. 

Como o colostro é produzido mediante as necessidades específicas do recém-nascido, apresenta um aspecto mais espesso e amarelado do que o leite maduro.  

Benefícios do Colostro

  • Combate infeções já que é composto por até dois terços de glóbulos brancos que ajudam o bebé  a iniciar o combate às infeções por si próprio 
  • Ajuda o sistema humanitário e o intestino prematuro do bebé— pois é rico num anticorpo importantíssimo denominado sIgA que reveste o trato gastrointestinal e rico ainda em componentes que estimulam o crescimento de membranas mucosas nos intestinos do bebé.  
  • Ajuda a evitar a Icterícia   já que funciona como um laxante que faz com que o recém-nascido faça cocó com mais frequência. Evacuar com frequência reduz o risco de icterícia do recém-nascido. 
  • Repleto de vitaminas e minerais — a cor amarela do colostro advém dos carotenóides e da vitamina A ( muito importante para a visão do bebé ). Como os bebés nascem com défice de vitamina A, o colostro ajuda a compensar esse défice, para além de manter a pele e o sistema imunitário saudável. Também é rico em minerias como magnésio ( que reforça o coração e os ossos do bebé ), cobre e zinco ( ajudam no sistema imunitário ). 


Sem dúvida que o colostro é o alimento mais rico e completo que a mamã pode oferecer ao seu bebé nos primeiros dias de vida, pois é crucial para um crescimento e desenvolvimento saudável.  

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.